Na tarde de ontem, terça-feira, 9, a justiça paraguaia extraditou ao Brasil o paraguaio Julio César Fretez, conhecido como Tahachi, de 63 anos. O homem estava preso em Ciudad Del Este. A extradição aconteceu a pedido da justiça brasileira. Ele é investigado no Brasil por associação criminosa, negociação, exportação e distribuição de drogas e armas.
Segundo a investigação, Tahachi é o vínculo entre traficantes brasileiros e paraguaios e era responsável por negociar a droga que saía do Paraguai para o Brasil. Ele também é investigado pela Polícia Paraguaia.
Brasileiros extraditados
Nesta semana outros dois brasileiros foram extraditados do Paraguai para o Brasil. Suspeitos de fazer parte do PCC (Primeiro Comando da Capital), eles estava presos no Paraguai desde o ano passado.
Os dois brasileiros têm antecedentes no Brasil por posse de armas, roubo agravado e crimes de trânsito. Um deles conta com mandado de prisão por homicídio cometido em Balneário Comburiu. Eles foram presos quando tentavam passar a Ponte Internacional da Amizade, no ano passado, com uma caminhonete roubada.
Mais de cem já foram enviados ao Brasil
Desde o início do governo do presidente Mario Abdo Benítes, cerca de 120 brasileiros presos no Paraguai foram extraditados ao Brasil. A informação foi repassada pelo Ministro do Interior, Juan Ernesto Villamayor no fim do mês passado. Metade dos extraditados é suspeita de integrar o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho.
Fonte: Jornal Última Hora