O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) divulgou uma nota nas redes sociais no domingo, 30, alertando para textos fakes sobre a intensidade do frio no Paraná. Segundo a nota, textos com informações falsas estão circulando, principalmente em grupos de whatsApp, que não condizem com a previsão, no entanto, alerta que haverá queda acentuada de temperatura no fim de semana, entre sexta-feira, 05 e domingo, 07.
O Simepar afirma que o início do mês de julho será marcado por variações bruscas de temperatura no estado, com o início da semana marcado temperaturas elevadas, mas uma frente fria ocasiona chuvas em algumas regiões.
A partir de quinta-feira, 04, a temperatura deve cair em toda a região sul com a chegada de uma massa de ar polar, com formação de geada no fim de semana. Em Foz do Iguaçu, a mínima prevista pelo Simepar é de 0° grau no sábado, já o Climatempo prevê mínima de -1° grau.
A nota do Simepar alerta que é importante estar preparado pois a primeira onda de frio rigorosa deste inverno está a caminho.
Confira a nota:
Sobre o frio…
A primeira semana do mês de julho será marcada por variações bruscas de temperatura no Paraná. Entre segunda (01) e quarta-feira (03) ainda teremos valores mais elevados de temperatura, principalmente nas áreas mais ao norte do Estado; e neste período uma frente fria provoca chuvas em alguns setores.
No entanto, o destaque mesmo é a projeção de um intenso resfriamento em toda a Região Sul a partir de quinta-feira (04). Uma forte massa de ar polar tende a deixar as temperaturas bastante baixas nos três estados. Todavia, é importante acompanhar as atualizações dos prognósticos e verificar sempre a fonte de “notícias” relacionadas à este episódio de frio, pois já estão surgindo textos ‘fakes’ em aplicativos de mensagens.
O certo, até agora, é que teremos dias bem gelados e as simulações mais atuais indicam que o frio será mais rigoroso entre sexta (05), sábado (06) e domingo (07). Até lá, certamente, teremos vários “ajustes” nos valores previstos de temperatura e também nas condições propícias (ou não) para precipitações invernais.
Acompanhe, mas é bom estar preparado porque a primeira onda de frio rigorosa deste inverno vem por aí!