O Contran – Conselho Nacional de Trânsito – definiu uma nova data para a implantação das placas de veículos no padrão Mercosul, em todo o território nacional. O prazo, que venceria neste domingo, dia 30, foi prorrogado até 31 de janeiro de 2020. Segundo o Ministério da Infraestrutura, a ideia é simplificar as regras para implantação e reduzir custos.
O Contran definiu que o modelo de placas no padrão Mercosul será exigido para veículos novos ou, no caso dos veículos em circulação, quando houver mudança de município. E também quando a placa for furtada ou danificada.
Foram determinadas também regras para o credenciamento de fabricantes, o que deve possibilitar o aumento da concorrência e a redução do valor da placa. A produção da nova placa será controlada por um sistema informatizado nacional, criado pelo Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, em parceira com o Serpro.
O modelo vai trazer itens de segurança para permitir o rastreamento e dificultar a clonagem e falsificação. Atualmente, mais de 2 milhões de veículos já circulam com a nova placa, em sete estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
EBC