O Comando do 8º Distrito Naval, através da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) concluiu no último domingo, 23, a Operação Corpus Christi, realizada durante o feriado prolongado, quando a presença de embarcações nos rios e lagos da região do oeste do Paraná aumenta consideravelmente. O objetivo principal é intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário em prol da segurança da navegação.
As ações de fiscalização foram realizadas no rio Paraná e lago de Itaipu, e contou com a presença de 30 militares da Marinha, distribuídos em 5 equipes. Foram realizadas inspeções em 289 embarcações, sendo 39 notificadas e 10 apreendidas.
Entre os principais motivos das apreensões foram relatados: falta de documento da embarcação, condutor não-habilitado e ingestão de álcool. Não houve acidentes. Foram realizados patrulhamentos noturnos, com duas apreensões. Uma embarcação de madeira oriunda do Paraguai tentava atravessar a fronteira com o Brasil carregando pneus; e em outra ocorrência, uma embarcação semelhante tentava trazer cigarros. Cargas e embarcações foram apreendidas e encaminhadas à Receita Federal nas respectivas ocasiões.
Assessoria