Biolabore auxilia em conferência sobre segurança alimentar em nove municípios da região
Órgãos públicos, a sociedade civil e governamental, se reuniram até o dia 15 de junho as Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional. Com estas ações visa-se a sustentação para políticas públicas sobre alimentação. Os eventos se constituem de uma forma de fórum com espaço de debate que reúne a comunidade representativa. Os profissionais da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – Biolabore, ajudaram na organização e participaram diretamente na condução dos trabalhos em nove municípios da região Oeste do Paraná.
A entidade também conta com a representação da tecnóloga em alimentos, Débora Guerino Boico, no Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional – Coresan, e estimula a composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Comsea, em cada município.
As prefeituras deverão apoiar a criação dos conselhos municipais, que devem congregar três setores da sociedade, representantes do poder público; representantes de entidades ou de instituições que já atuam em segurança alimentar, caso de igrejas, sindicatos, cooperativas, e representantes da sociedade civil organizada.
O Comsea é o órgão responsável por elaborar diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, em sintonia com as diretrizes traçadas pelos conselhos estadual e nacional e com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
A Biolabore participou direta dos trabalhos em nove municípios, Santa Helena, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Maripá, São Pedro do Iguaçu, Palotina, Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras e Santa Tereza do Oeste, um fator importante dentro de parcerias em assistência técnica na região, conforme o presidente da entidade, Douglas Kunz.
A construção das diretrizes nacionais ocorre com base nas sugestões apresentadas pelas conferências, desenvolvidas, inicialmente a nível municipal, seguidas por conferências regionais, estaduais e nacional. No Oeste do Paraná duas regionais, Cascavel e Toledo, farão o encontro em conjunto no dia 16 de julho, na Unioeste em Cascavel.
Conforme Débora Guerino Boico, as conferências são importantes porque representam um meio de participação e sinalizam o trabalho que pode ser desenvolvido. É necessário que toda a sociedade seja mais ativa com relação às políticas de segurança alimentar e nutricional, conforme a tecnóloga em alimentos.
Assessoria