A revista inglesa Times Higher Education (THE), publicou ontem, terça-feira (18), o “Latin America University Rankings 2019”, onde estabelece um ranking das melhores universidades da América Latina. A Unioeste aparece na 84ª posição, avançando em relação ao ano passado no quesito “relação com a indústria”, ensino e pesquisa. Essa categoria avalia a transferência de conhecimento observando a receita de pesquisas que uma instituição obtém da indústria. A Unioeste se destaca em inovação e oferta de soluções para a iniciativa privada.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a universidade mais bem classificada do Estado do Paraná, saltando da posição 48ª em 2018 para 39ª neste ano. A universidade também se destacou nos critérios de pesquisa e ensino, ficando entre as 29 melhores da América Latina. Ainda aparecem na lista a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a de Ponta Grossa (UEPG).
A classificação utiliza 13 indicadores de desempenho que são aplicados no “THE World University Rankings”. São avaliados critérios de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.
O Brasil é o país mais representado na tabela, conquistando mais de um terço de todos os lugares e seis dos dez primeiros colocados. No total foram 52 universidades avaliadas, 9 a mais do que em 2018.
Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o ranking demonstra a consolidação do trabalho desenvolvido nas universidades. “As universidades estaduais são polos geradores de conhecimento por meio do ensino, pesquisa e das atividades de extensão. A classificação alcançada no ranking projeta as instituições entre as melhores da América Latina”.