A prefeitura de Cidade do Leste (PY) fechou neste final de semana a via alternativa para chegar a Ponte Internacional da Amizade. As autoridades acreditam que o bloqueio da passagem irregular, onde os veículos saíam direto na aduana paraguaia, acabará com os congestionamentos e cobrança de propina.
A passagem aos fundos do estacionamento do Shopping Del Este foi fechada com um parede de tijolos, bloqueando o acesso irregular às ruas paralelas a Ruta 7.
A ex-interventora do município, María Carolina Llanes, havia denunciado que a rua era utilizada por guias turísticos que ficavam parados nas imediações da Ponte da Amizade. De acordo as autoridades do município e divulgado pelo portal paraguay.com, os próprios agentes da Patrulla Caminera obstruíam o tráfico de veículos para permitir o desvio do trânsito pela via irregular, mediante pagamento de propina.
Com o trânsito das ruas e avenidas principais congestionado, os motoristas buscavam essa via alternativa para chegar mais rápido a Ponte da Amizade e atrevessar para o Brasil.
O prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto, disse que a via privilegiada para alguns cidadãos deixa uma uma imagem ruim da administração, uma vez que cobravam até R$ 30 de cada veículo estrangeiro.
Prieto afirmou ainda, que a prefeitura constatou por meio de imagens feitas por drones, policiais recebendo dinheiro após motoristas passarem pela rua alternativa.
O noticiário Algo Anda Mal exibido pelo canal NPY mostrou como funciona o esquema ilegal de cobrança de passagem de motoristas no centro de Cidade do Leste: