Motoristas e cobradores da Viação Gato Branco interromperam o trabalho na manhã desta quarta-feira (5), em manifesto contra a exclusão da empresa do Consórcio Sorriso. Os trabalhadores temem perder a estabilidade, se aceitarem a rescisão oferecida pela empresa.
Os funcionários fecharam o Terminal de Transporte Urbano (TTU), interrompendo a entrada e saída de ônibus. Parte do serviço de transporte coletivo da cidade foi interrompido, sem previsão para a voltar a normalidade.
Os trabalhadores não aceitam receber a rescisão trabalhista da empresa de forma parcelada. “Estão forçando parcelar em 12 e até 24 vezes, para que possam nos dar estabilidade”, disse o motorista Edivaldo Alcântara.
Os trabalhadores também são contra a abertura do TTU, que irá forçar os usuários a adquirirem o cartão Único. O receio é que com a integração fora do terminal, aconteça a demissão dos cobradores. “Querem abrir o terminal de ônibus tirando a integração do transporte, forçando o usuário a utilizar o cartão, assim como foi feito em Cascavel. Manipularam a cabeça dos cobradores em Cascavel e agora querem trazer para Foz do Iguaçu.
A empresa Gato Branco, excluída no Consórcio Sorriso por não cumprir os direitos trabalhistas, possui 154 funcionários, entre motorista, cobradores, parte de manutenção e administrativa. Com a saída da empresa, parte desses funcionários poderão ser recontratados pelas outras três empresas que compões o consórcio.