O Parque Nacional do Iguaçu receberá 4.500 atletas que correrão a 12ª Meia Maratona das Cataratas no domingo, 2 de junho. A prova será realizada integralmente dentro da unidade de conservação. A corrida contará com atletas de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal, dos Estados Unidos, Inglaterra, Peru, Chile, Paraguai e Argentina.
A 12ª Meia Maratona das Cataratas oferecerá aos participantes dois percursos: a prova de 21 km e a de 8 km. Metade dos corredores, 2.250 atletas, desafiarão o trecho mais longo, e a outra metade enfrentará o Desafio 8 K das Cataratas. As duas provas terão a largada e chegada no mesmo local, que é na região do Porto Canoas, próximo às Cataratas do Iguaçu.
A corrida, que completa 12 anos, faz uma homenagem – destacada no nome da prova – aos 80 anos da unidade de conservação, que é um Patrimônio Natural da Humanidade: “12ª Meia Maratona das Cataratas – Troféu 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu”.
Presente histórico aos corredores – A camiseta única para as duas provas é em dry fit, tecido que tornará a corrida mais agradável, facilitando os movimentos, e que deixará os participantes ainda mais confortáveis. A peça destaca com sutileza a onça-pintada, espécie ameaçada de extinção, símbolo do Parque Nacional do Iguaçu.
Olhar ambiental – Além da celebração individual de cada corredor com a natureza, naquele momento único que é correr dentro do Parque Nacional do Iguaçu, e consagração com passagem correndo em frente às Cataratas do Iguaçu, a organização programa diversas intervenções ambientais na corrida. As atividades iniciam antes, durante e depois da prova.
Ao longo do percurso, em pontos estratégicos, os corredores serão surpreendidos por diversas frases reflexivas com o tema “poluição do ar”. Entre as reflexões, os participantes encontrarão estas: “O que te faz perder o fôlego?”; “9 em cada 10 pessoas no mundo respiram ar poluído”; e “Sentiu a diferença do ar?”. A temática faz parte da Campanha Mundial do Meio Ambiente, liderada pela ONU Meio Ambiente.
Durante a entrega dos kits aos participantes, no Marco das 3 Fronteiras, os atletas serão convidados a compensar os gases de efeito estufa gerados na corrida. A proposta é produzir uma muda nativa, dar um nome a ela e, na sequência, receber as informações para acompanhar, via internet, o desenvolvimento da planta, que futuramente integrará o corredor ecológico e turístico de Foz do Iguaçu.
Entrega de kits – Os participantes da prova deverão retirar os kits nos dias 31 de maio (sexta-feira), das 14h às 22h, e 1º de junho (sábado), das 10h às 22h, no Marco das 3 Fronteiras. Não haverá entrega de kit no dia da corrida. O fornecimento do material para terceiros será efetuado mediante autorização expressa do atleta inscrito, conforme regulamento no site da prova.
Funcionamento do parque – Em virtude da realização da 12ª Meia Maratona das Cataratas, domingo, 2 de junho de 2019, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá para a visitação turística das 12h às 17h. Das 5h30 às 11h59, toda a infraestrutura de visitação da unidade estará em funcionamento exclusivo para a corrida. As pessoas que quiserem acompanhar a realização da prova poderão comprar ingresso na bilheteria do parque no domingo, a partir das 7 horas.
Das 12h às 17h, o Parque Nacional do Iguaçu retomará seu atendimento normal aos visitantes, com a abertura da bilheteria, transporte, entre outros serviços de apoio à visitação turística.
A Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Cataratas do Iguaçu S.A. A corrida tem o patrocínio da Casa Nissei – Paraguai, Fundo Iguaçu e Água Mineral Sferriê, e a promoção é da RPC.
Assessoria