A unidade da BRF em Toledo (PR), que opera o maior frigorífico de suínos da América Latina, é a mais nova parceira da Topigs Norsvin, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de genética suína. Segundo André Costa, Diretor Geral da Topigs Norsvin do Brasil, o acordo recém-firmado entre as duas gigantes do setor, prevê o fornecimento, já iniciado, de 2.500 avós da genética Topigs Norsvin para a produção de matrizes F1 para o atendimento de um plantel de cerca de 40.000 fêmeas.
Segundo André, a parceria demonstra a preocupação da Empresa em buscar material genético de ponta e altamente competitivo, atendendo ao mesmo tempo às demandas crescentes do mercado consumidor, que privilegiam o sabor, textura e qualidade final da carne. “É uma aliança estratégica que beneficiará integrados e integradora, contribuindo para reafirmar a região de Toledo como um dos grandes polos de irradiação da moderna suinocultura do Brasil”, diz.
Maior produtor do Brasil
Com rebanho suíno estimado em 7,1 milhões de cabeças, o Paraná lidera a produção nacional. A região Oeste responde por 63% deste plantel, ou 4,5 milhões de unidades e Toledo, encravado nesta região, detém 1,2 milhões de animais, destacando-se como o maior produtor nacional de suínos.
A unidade da BRF sediada em Toledo, abate 6,4 mil animais ao dia, sendo a maior planta frigorífica deste segmento em operação na América Latina. O complexo agroindustrial da empresa que inclui outras unidades, gera mais de oito mil empregos locais.
Sobre a Topigs Norsvin
Com uma produção de mais de 1,6 milhão de matrizes e mais de 9 milhões de doses de sêmen por ano a Topigs Norsvin contribui fortemente para a evolução e difusão do melhoramento genético no mercado suinícola mundial, sendo reconhecida pela abordagem inovadora na implantação de novas tecnologias e pelo foco contínuo na produção de suínos eficientes. Sua genética vem conquistando expressivos espaços no mercado do País, onde já responde por 30% das matrizes de elite da suinocultura brasileira. A Filial brasileira da Empresa também inova, com sistemas como o InGene e soluções como a TN70 e o Liquid que estão revolucionando o setor.
No sistema InGene, a granja recebe durante o povoamento fêmeas bisavós, avós e matrizes F1. Depois, passa a produzir sua autorreposição e, a partir daí, recebe de fora apenas sêmen dos melhores reprodutores Topigs Norsvin. Na TN70, considerada a melhor matriz do mundo, a combinação da alta eficiência reprodutiva com a excelência em terminados tem resultado em números surpreendentes; do mesmo modo que o sistema Liquid tem se destacado como o melhor da genética em inseminação artificial. Estes fatores, aliados a fortes investimentos em programas de Pesquisa e Desenvolvimento (mais de 22,5 de milhões de euros em 2019) consolidam a Empresa na liderança da nova suinocultura mundial.