Por, Dante Quadra
O prefeito de Cidade do Leste (PY) Miguel Prieto Vallejos, fez questão de atravessar a fronteira ainda na primeira semana de governo para se encontrar com o colega de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. A reunião na última sexta-feira (17) aconteceu no Palácio das Cataratas, sede da prefeitura de Foz do Iguaçu.
Durante o encontro, os chefes de executivo discutiram segurança e projetos para o turismo entre as duas cidades. Brasileiro pediu para que as autoridades de Cidade do Leste aumentem o controle e certificação das lojas em que turistas podem comprar com segurança. Em contrapartida, prometeu divulgar os “os bons comércios”. Prieto prometeu fortalecer a Diretoria de Defesa do Consumidor e acabar com as propinas cobradas pelos guardas municipais.
O prefeito paraguaio apresentou um projeto de um teleférico entre Cidade do Leste e Foz do Iguaçu, que servirá como novo atrativo turístico da região e opção de transporte. Uma nova reunião acontecerá, desta vez em Cidade do Leste, com os representantes da empresa austríaca interessada no projeto.
Prieto e Brasileiro anunciaram a gestão integrada da iluminação da Ponte Internacional da Amizade e a criação de circuito turístico conjunto.
Além das propostas, o paraguaio aproveitou a visita a Foz do Iguaçu para visitar a usina municipal de asfalto. A ideia é replicar o projeto no lado paraguaio, acabando com a terceirização do serviço.