Foi inaugurado na última sexta-feira (17), a nova sede da Justiça do Trabalho de Foz do Iguaçu e região, com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), desembargadora Marlene Terezinha Fuverki Suguimatsu.
O prédio de mais de 5 mil m², conta com a estrutura de um Centro de Conciliação específico para mediação e conciliação entre empregados e empregadores. O terreno de 7,4 mil m² foi doado pela prefeitura de Foz do Iguaçu em 2013.
O prefeito Chico Brasileiro disse que a nova sede é uma conquista para a cidade e para a região, e pavimenta o caminho para o grande sonho de concentrar no mesmo espaço o Centro Cívico da cidade.
A desembargadora ressaltou a necessidade do novo prédio. “Aqui vai garantir um atendimento com melhor qualidade à população da região”, disse.
Ainda na tarde de sexta-feira, o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato de Lacerda Paiva, proferiu a palestra “Conciliação na Justiça do Trabalho”, por ocasião da inauguração da nova sede.
o ministro resgatou as origens e as dificuldades da Justiça do Trabalho no Brasil. Lembrou, ainda, o seu fortalecimento pela EC 45/2004, com a criação das Escolas Judiciais, destacando que as EJs da Justiça do Trabalho estão entre as melhores existentes. “Somos a melhor Justiça do país, a frente do tempo em vários segmentos. Mas ficamos atrás naquele que éramos melhores: a conciliação. Havia no passado negociação competitiva na base da barganha (salomônica). Hoje essa prática deu lugar a técnicas modernas de solução adequada de disputas. Hoje se faz a negociação cooperativa em mesas redondas. Não há lados, todos estão ali para cooperar e encontrar uma solução”, ressaltou.