Por, Dante Quadra
Pelo segundo ano consecutivo Foz do Iguaçu aparece como a terceira cidade que mais recebe eventos no país, atrás epenas das metrópoles São Paulo e Rio de Janeiro. O ranking foi divulgado pela International Congress and Convention Association – ICCA, com base no número de eventos que as cidades receberam em 2018.
As dez cidades que lideram a captação de ventos no país são São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Natal.
Na semana passada Foz recebeu o 1° Encontro de Líderes, onde durante três dias o setor de turismo e empresários puderam debater investimentos para o setor no país.
“O evento que a gente mais queria trazer era esse, de alto nível, com apresentações muito boas e meios de comunicação de todo o país. Um evento que nasce como um dos principais de fórum econômico e de investimento para o turismo. Foz causou uma ótima impressão e é o lugar perfeito para esse tipo de evento. Esperamos que o ano que vem seja ainda melhor”, disse Gilmar Piolla, secretário de turismo de Foz do Iguaçu.
Entre os destaques apresentados foi o exemplo do Ceará, que conseguiu transformar o Aeroporto Internacional de Fortaleza em um hub internacional. Hoje, a cidade nordestina tem voos diretos para Miami, Paris e Amsterdã, por exemplo.
A intensão do setor turístico de Foz do Iguaçu, é que o Aeroporto Internacional das Cataratas possa se tornar um hub para voos da América do Sul. Para isso, a cidade pleiteia a ampliação e construção de uma nova pista de voos e decolagens.
Em abril, o Visit Iguassu homenageou 47 profissionais responsáveis pela atração de eventos para Foz do Iguaçu. O título Embaixadores de Iguassu foi entregue a representantes de associações de classe, centros de pesquisa, universidades, núcleos acadêmicos, centros de saúde e gestores de grandes e médias empresas.