No início deste mês o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, anunciou que o Hospital Municipal Padre Germano Lauck não atenderia mais os municípios da região a partir do dia 30 de maio e o anúncio causou muita preocupação aos gestores municipais.
Na última semana, representantes do CISI – Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu, que abrange 7 municípios da região, foram à Curitiba discutir a decisão com o Governo do Estadual, e nesta semana a foi a vez de integrantes da Administração da Foz irem à capital.
Na reunião com Chico Brasileiro, o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, garantiu que o Estado vai repassar R$1,6 milhão mensais para custeio do Hospital e comprar equipamentos para UTI que hoje são alugados pelo município, no valor de R$1,5 milhão. Este anúncio fez com que Foz voltasse atrás, e adiasse a suspensão de atendimentos.
Segundo o presidente do CISI, Rineu Menoncin (Teixeirinha), que é prefeito de Matelândia, a decisão foi a mais sensata. Apesar disso, os municípios vão buscar outras alternativas para atendimento dos pacientes, e uma delas é o Hospital Madre de Dio, de São Miguel. Ele analisou todo o imbróglio.
https://soundcloud.com/r-dio-cultura-foz/prefeito-rineu-menoncin
Fonte: Rede Costa Oeste de Comunicação