Trabalhadores da educação e estudantes de Foz do Iguaçu e região irão aderir à Greve Nacional da Educação nesta quarta-feira, 15. Organizada no município pela Unidade Sindical e Popular, a mobilização terá ato público unificado, a partir das 17h30, no Terminal de Transporte Urbano (TTU).
O movimento reúne docentes, técnico-administrativos, agentes universitários e alunos da Unila, Unioeste, IFPR e UTFPR, professores e funcionários das redes estadual e municipal de ensino. Integrantes de movimentos sociais e populares também fazem parte do protesto pela educação.
A Greve Nacional da Educação é uma forma de denúncia e enfrentamento ao corte de verbas de universidades e institutos, imposto recentemente pelo governo federal. A manifestação é contra a reforma da Previdência e exige investimentos em todos os níveis do ensino público brasileiro.
Em todo o país, o movimento unificado irá paralisar as atividades em escolas e instituições de ensino superior, além contar com atos públicos e protestos em diversas cidades. A manifestação pretende acumular forças e fortalecer a organização da greve nacional, prevista para junho.
Movimento em Foz
Em Foz do Iguaçu, a concentração para o ato público que integra a programação da Greve Nacional da Educação será a partir das 15h30, no TTU. Logo depois, também no terminal de transporte coletivo, acontecerá o ato público unificado.
Serão distribuídos informativos na região central, inclusive no comércio e em outros estabelecimentos. Um carro de som circulará denunciando os prejuízos representados pelos ataques à educação e pela reforma da Previdência para trabalhadores e seus filhos.
Assessoria