Por, Dante Quadra
Miguel Prieto Vallejos assumiu na noite de segunda-feira (13) como prefeito de Cidade do Leste, no Paraguai, prometendo limpar a prefeitura da corrupção. O recém empossado convidou os cidadãos a acompanhar sua gestão e a ajudar na reconstrução do município.
“Vamos primeiro arrumar a casa. Irão encontrar aqui um soldado que vai peitar a corrupção”, disse Prieto, após o juramento em frente o juiz eleitoral Víctor Candia, durante a solenidade no Ginásio Poliesportivo Municipal Don Carlos Barreto Surbbi.
Prieto disse que entre as primeiras decisões estará acabar com as armadilhas e adotar medidas para impedir a extorsão de turistas que visitam Cidade do Leste.
O novo prefeito prometeu ainda, limpar o município de funcionários que jogam contra os cidadãos. “Vamos fazer de forma progressiva para evitar manifestações desnecessárias. Aos poucos vamos identificar bem os “planilleros” (planejadores). Também vamos dignificar e reconhecer os bons funcionários”, disse.
Falou ainda sobre a crise econômica da cidade, afirmando que a causa foi a corrupção propiciada pelas autoridades anteriores do município. Lembrou ainda, que com menos de dois anos de mandato não conseguirá resolver todos os problemas da cidade. “Vamos precisar de todos, funcionários, empresários e todos os setores. O prefeito não pode fazer milagre. Todos juntos vamos governar e sair do fundo do poço”, finalizou.
A solenidade de posse foi acompanhada por aliados políticos, inclusive o vereador Teodoro Mercato, também candidato. O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro também esteve presente.
Os vereadores de oposição, a maioria na Câmara, não compareceram mesmo sendo convidados.
Miguel Prieto terminará o mandato do período 2015-2020, iniciado pela prefeita cassada Sandra Zacarías McLeod.