O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro esteve em Curitiba na manhã desta terça-feira (14), onde se reuniu com o Secretário Estadual da Saúde Beto Preto. Durante o encontro, diversos assuntos referentes à saúde do município estiveram em pauta, entre eles a situação financeira do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.
Durante a reunião, o Secretário Beto Preto adiantou que o Estado irá assumir a compra de equipamentos de UTI para o Hospital Municipal, cuja licitação no valor de mais de R$ 1,5 milhão já foi aberta pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. Além da economia nessa compra, o poder público municipal vai poder encerrar a despesa mensal do aluguel da maioria dessas máquinas. Em paralelo, o Governo também vai ressarcir os gastos de atendimentos de casos de dengue na instituição.
O Secretário Beto Preto ainda garantiu que está reservada no orçamento a emenda de R$ 800 mil para reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Vila Yolanda. O recurso será repassado à Prefeitura de Foz assim que for aprovada na Assembleia a doação do terreno onde funciona a Unidade, que hoje pertence ao Estado.
“Tivemos importantes conquistas em Curitiba. Avançamos nas tratativas, não apenas referentes ao Hospital Municipal, mas também sobre a UBS da Vila Yolanda, para que possamos receber os recursos necessários para a ampliação e reforma dessa unidade” disse Brasileiro. “Também avançamos na liberação de recursos para equipamentos de UTI, imprescindíveis para a melhoria do nosso sistema e atendimento à população, assim como também nas questões de apoio e enfrentamento a dengue”, completou o prefeito.
“Nossos esforços são direcionados à regionalização da saúde”, disse o secretário Beto Preto. Esta é, segundo ele, a orientação do governador Ratinho Junior, de “levar a assistência e o atendimento de saúde mais perto da população”.
Já numa articulação que envolveu também o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o Prefeito Chico Brasileiro irá apresentar à pasta nos próximos dias alguns projetos prioritários nessa área para o município. Com a liberação e custeio dessas obras por parte do Governo, a Prefeitura vai conseguir ter um fôlego no caixa para aportar recursos no Hospital Municipal. Na próxima semana, o tema voltará a ser tratado junto a autoridades do Governo Federal, com o objetivo de buscar uma solução definitiva para o bom funcionamento do Hospital.
Com assessoria