O diretor da Câmara Técnica de Saúde do Conselho de Desenvolvimento e Social e Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz), Danilo Vendrúscolo, informou na última semana em entrevista a Rádio Cultura, que a ajuda de custeio do Hospital Municipal Germano Lauck neste ano, foi prevista no orçamento do estado.
Até dezembro de 2018, o estado enviava mensalmente ao Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, R$ 2,5 milhões. O repasse foi interrompido em janeiro, com o novo governo. Desde então, o município tem suprido esse repasse, que chegou a R$ 10 milhões até abril. Segundo a prefeitura, o dinheiro utilizada é do superávit que o município teve no ano passado e que seria utilizado em obras de infraestrutura para a saúde, como o novo prédio do Centro de Especialidades Médicas.
“O governador Beto e a governadora Cida, repassavam e repassaram até dezembro de 2018 para Foz do Iguaçu. A nossa preocupação da Câmara Técnica, foi fazer com que esse valor constasse no orçamento de 2019. Fui verificar se esse valor estava no orçamento e está no orçamento do Estado. Então essa é a informação que eu posso passar com toda a segurança”, afirmou Vendrúscolo.
Também durante entrevista a Rádio Cultura, na última sexta-feira (10), o governador Ratinho Junior explicou que o repasse ao Hospital Municipal foi temporariamente cancelado devido a falta de critérios técnicos. Ele afirmou também que está realizando um reequilíbrio das contas dos hospitais do estado, e garantiu que vai encontrar uma solução para o Hospital de Foz.