O governo do Paraná será o gestor da construção da Ponte da Integração, a segunda entre Brasil e Paraguai. A formalização do convênio foi assinada na última semana, durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e os presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benitez.
Com o convênio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) delega a obra ao Estado do Paraná, para que a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística faça a gestão.
Segundo o estado, a previsão é que a obra inicie no próximo mês de junho, com prazo de conclusão de três anos. A obra foi orçada em R$ 456 milhões, paga pela Itaipu Binacional.
Especificações técnicas
A nova ponte será do tipo estaiada, com duas torres de sustentação de 120 metros de altura. O projeto prevê pista simples, com 3,70 metros de largura, com acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro. A extensão é de 760 metros, com vão-livre de 470 metros.
Perimetral
Além da ponte, está prevista a construção de uma perimetral no lado brasileiro, que inclui uma ligação entre a Rodovia das Cataratas e a BR-277 pela Perimetral Leste, por onde trafegarão os veículos pesados que circulam entre Brasil e Argentina.