No Estacionamento Regulamentado (Estarfi) a falta de moedas em circulação ou quantidade insuficiente de orientadores para colocar crédito no bóton ou no cartão são algumas das reclamações que podem estar com os dias contados. A Câmara aprovou na quarta (08) um projeto do Executivo que possibilita o pagamento do Estarfi por meio de aplicativo do celular. O projeto de lei 139/2018 passou em 1ª e 2ª discussões e agora aguarda a sanção do Prefeito Chico Brasileiro.
O Diretor Superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi, explicou que “é um aplicativo em que a pessoa cadastra o tipo e os dados do veículo e pode registrar o cartão de crédito para pagar o tempo de uso da vaga do Estarfi. O interessante é que com isso acabamos com a necessidade de o cidadão ter moedas para colocar no parquímetro, também ajuda a evitar que a notificação vire multa, uma vez que o cidadão vai receber no aplicativo o aviso. Outro ponto é que é um obstáculo à atuação dos flanelinhas”.
Maraninchi expôs, ainda, que o aplicativo é gratuito e deve reduzir o custo do município com aluguel de parquímetros, uma vez que gasta aproximadamente R$ 100 mil por mês. Medidas como essa já existem em diversos municípios do país tais como São Paulo, Juiz de Fora (MG), São Carlos (SP).
Fonte: Câmara/Foz