O secretário de Saúde Nilton Bobato iniciou essa semana uma série de visitas às unidades básicas de saúde do município (UBS). O intuito é apresentar a nova equipe da Atenção Básica – comandada pela enfermeira Adriana Izuka – e ouvir demandas e necessidades de cada região.
“A nossa ideia é de conversar com cada equipe dentro dessas unidades e entender quais as prioridades e métodos utilizados. Sabemos que cada comunidade tem características diferentes. Queremos fortalecer um vínculo direto”, comentou o secretário.
Bobato ainda confirmou que as visitas deverão ser frequentes às unidades. “Quando assumi disse que nossa prioridade zero era a atenção básica. Quero com isso reforçar o sentimento de que as pessoas integrantes de cada grupo tenham esse sentimento de pertencimento”.
A intenção do secretário vem de encontro ao desejo de aproximar os serviços das unidades da comunidade, mantendo o fluxo das ofertas e atendendo às demandas mais frequentes, evitando a superlotação nas unidades de pronto atendimento (UPAS) e o processo de espera nos procedimentos especializados.
“O resgate da credibilidade da atenção básica passa não somente pelos serviços, mas pela qualidade das relações estabelecidas, pelo acolhimento, pelo atendimento. As pessoas não podem mais vir para a unidade achando que não terão sua consulta, com um pré julgamento de que serão mal atendidas. Nosso sistema SUS funciona, mas é preciso que as pessoas inseridas nele acreditem que é possível melhorar”.
As principais medidas anunciadas aos servidores estão ligadas à construção de um sistema que permita horários abertos para consultas e acolhimento nas unidades de saúde, bem como aumento de profissionais médicos e enfermagem. Com a revisão das melhores práticas de atendimento, até do relacionamento com a comunidade, criando um engajamento de ambas as partes para melhor harmonização dos serviços.
Para a diretora de Atenção Básica Adriana Izuka, o contato direto com as equipes das unidades é essencial para uma escuta de qualidade. “Ouvindo e conversando, vamos pensar em estratégias mais assertivas, tanto no atendimento aos usuários quanto às necessidades desses servidores que trabalham na ponta”.
Já foram visitadas as unidades do Sol de Maio, Três Lagoas, Maracanã, Jardim América e Vila C Velha. A agenda ainda inclui outras 23 unidades.
Por, AMN