Por, Dante Quadra
Os eleitores de Cidade do Leste, no Paraguai, vão às urnas no próximo domingo (5), escolher o novo prefeito que completará o mandato da prefeita Sandra Zacarías McLoad, reeleita em 2016 e cassada no início deste ano. O novo chefe municipal ficará na prefeitura até 2020.
A votação acontece das 7h às 16h, no horário paraguaio, em 22 locais de votação, onde estarão disponíveis 681 urnas. A cidade tem 204.783 eleitores habilitados, dos quais 2.653 são estrangeiros, que deverão se dirigir a 13 locais indicados.
Sandra McLoad Zacarías foi afastada da prefeitura no final de 2018, quando a cidade passou a ser governada por um interventora nomeada pelo governo nacional. Em fevereiro deste ano, Sandra teve o mandado cassado por denúncias de corrupção num esquema entre a prefeitura e empreiteiras. A Justiça Eleitoral marcou novas eleições onde o candidato vencedor no próximo domingo deverá completar o mandado deixado pela prefeita cassada, até 2020.
Disputam a prefeitura:
Miguel Prieto (Lista 123, independiente) é vereador e o candidato da oposição, promovido pelo Movimento Consciência Democrática Estenã. Como presidente da Câmara de Vereadores aprovou o pedido de intervenção no município, chefiado por Sandra Zacarías.
Wilberto Cabañas (Lista 1), colorado, é deputado departamental e considerado o candidato do clã Zacarías. Aprovou as contas do ex-governador do Alto Paraná, Justo Zacarías (ANR, cartista), mesmo em meio a denúncias de irregularidades.
Teodoro Mercado (Alianza GANA, Lista 5), é vereador e integrante da bancada que pediu a intervenção e destituição de Sandra.