A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu iniciou no dia 29 de abril um curso de Acautelamento de Arma Institucional – C.40 em Medianeira. O treinamento segue até o dia 03 de maio e é direcionado aos servidores da Receita Federal que participam ou venham a participar de operações de prevenção e repressão ao contrabando e descaminho.
O curso é ministrado por instrutores da Receita Federal por meio de aulas teóricas e práticas com a participação de 30 treinandos oriundos de várias regiões do País. O conteúdo aborda temas como direitos humanos, legislação referente ao uso de armamento, uso legal e progressivo da força e aulas práticas de tiro durante as quais foram feitas simulações de situações de confronto armado.
A Receita Federal atua de forma cada vez mais incisiva na repressão de crimes transfronteiriços, como o contrabando e o descaminho, e tem alcançado ótimos resultados nesse combate. A exposição dos servidores a altos riscos nas ações de repressão é uma constante e a realização de treinamento altamente especializado, como o de acautelamento de arma institucional, torna-se imprescindível ao exercício dessa atividade.
Fonte: Receita Federal/Foz