Cidades do Paraguai, na região de fronteira com Foz do Iguaçu, estão tendo um novo reforço no combate contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chicungunya. O veneno fumacê está sendo aplicado também por motocicletas.
Desde ontem, segunda-feira, 22, 15 motos, montadas no Paraguai e equipadas com tecnologia brasileira, estão percorrendo vias de Ciudad Del Este e cidades da região metropolitana aplicando o veneno, com financiamento da Itaipu. As motos foram desenhadas por brasileiros.
Segundo informações da Agência IP, o serviço está sendo desenvolvido pela Sanepa (Servicio Nacional de Erradicación del Paludismo), órgão do Ministério da saúde do Paraguai, e o objetivo é realizar a fumigação em 250 mil terrenos em 90 dias. Além das motos, o trabalho conta com a participação de cerca de 300 pessoas e 50 veículos.
As motos utilizam o mesmo sistema dos veículos convencionais de fumigação, a diferença é que contam com apenas um motor. O tanque de veneno tem capacidade de 25 litros, e por meio de uma bomba eletrônica de injeção faz a termonebulização com um sistema acoplado ao cano de escape.
O sistema das motofumigadoras permite que as gotas termonebulizadas permaneçam no ambiente por 2 minutos a mais que a dos veículos convencionais, tornando a aplicação mais eficiente. Além disso, as motos são mais versáteis, podendo chegar a lugares mais difíceis, como becos, terrenos baldios e espaços fechados, como oficinas e borracharias.
A região da tríplice fronteira passa por um surto de dengue. Em Foz do Iguaçu, só em 2019, já foram confirmados 397 casos, com quase 3 mil notificações. Em Foz, o fumacê é aplicado por caminhonetes fornecidas pelo estado e apenas duas estão circulando pela cidade.
Com informações da Agência IP.