Polícia Civil de Foz do Iguaçu realizou no mês de março 132 autuações em flagrante, cumpriu 49 mandados de prisão, confeccionou ainda 150 termos circunstanciados e deu resposta a 40 cartas precatórias, dentre outros trabalhos.
São números bastante expressivos, levando em consideração que os flagrantes realizados na 6ª Subdivisão Policial são oriundos da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal e até da Polícia Federal, isso quando essa força de segurança realiza procedimentos envolvendo crimes de competência da justiça estadual, ressaltando ainda que na justiça federal não há vara especializada em adolescentes, assim sendo encaminhado a Delegacia do Adolescentes, inclusive procedimentos com crimes de competência da justiça federal.
Logo, passam pela Delegacia da Polícia Civil diariamente todas as forças de segurança com procedimentos a ser realizado por delegados investigadores e escrivães de polícia que fazem o atendimento desde a entrada do preso até a finalização do procedimento, este enviado ao judiciário e o preso entregue a Cadeia Pública Laudemir Neves.
Os mandados de prisão, além daqueles cumpridos pela polícia civil, temos também os cumpridos por outras forças de segurança, os quais são encaminhados ao plantão da 6ª SDP, onde é realizado o procedimento burocrático e recebido o foragido, que permanece na carceragem provisória da delegacia até sua devida transferência a cadeia.
A delegacia conta com um cartório específico para os termos circunstanciados, os quais realiza procedimentos específicos de crimes com pena privativa de liberdade não superior a 2 anos, aqueles delitos conhecidos como crimes contra a honra. Atualmente, a espera para esse atendimento não é superior a 5 dias, o cartório tem a finalidade de iniciar e encerrar o procedimento, encaminhando a justiça num prazo mínimo possível.
Além disso, a Polícia Civil da seguimento aos respectivos inquéritos policiais denominados cadernos investigativos, pois, não é somente a autuação em flagrante realizada por esta força de segurança, depois de instaurado estes inquéritos policiais possui vários procedimentos a serem desenvolvidos, a posteriori, por meio de ordem de serviço, por meio de intimações, por meio de investigações em banco de dados, e ouvir outras pessoas envolvidas no caso para finalmente encerrar o inquérito e remeter ao poder judiciário.
Assessoria