Em nota encaminhada a imprensa nesta quinta-feira, 11, a assessoria de imprensa da Itaipu informou que o General Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da Itaipu, vai receber o reitor da Universidade da Integração Latino Americana (Unila), professor Gustavo Vieira, para debater a universidade. Segundo a nota, o assunto principal deve ser a obra inacabada do que seria o Campus da Universidade, que fica próximo a entrada da Usina.
Em entrevista coletiva no início da semana o General Silva e Luna disse que a Unila causa desconforto e que não teria alcançado o objetivo para qual foi criada. Atualmente parte dos cursos da universidade estão no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), e o acesso ao local é o mesmo por onde se acessa a Itaipu, que é área de segurança nacional.
Em resposta o reitor Gustavo emitiu uma nota defendendo a Universidade que, segundo a nota, tem como finalidade oferecer ensino superior público, gratuito e de qualidade. Para comprovar a afirmação, a nota apresenta dados de 23 cursos de graduação avaliados, onde mostra que 22 obtiveram, em uma escala de 1 a 5, notas 4 e 5, sendo considerados, portanto, muito bons ou excelentes.
Confira a nota emitida pela assessoria confirmando reunião entre o general Silva e Luna e Gustavo Vieira:
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, se comprometeu a receber o reitor da Universidade Federal de Integração Latino-Americana, Gustavo Vieira, para falar sobre a relação da Unila com a empresa, mais especificamente sobre a obra inacabada próxima à entrada da usina e o desvio de acesso ao local, considerando que a Itaipu é uma área de segurança binacional.