A Secretaria Municipal de Educação (SMED) deu início ao Ciclo de Palestras sobre o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil. Mais de 700 diretores, coordenadores e professores de escolas e CMEIS (Centro Municipal de Educação infantil) participarão das capacitações, que começaram na segunda-feira (8) e seguirão até o dia 31 de maio.
Hoje, professoras do Ensino Fundamental assistiram à palestra na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, no bairro Monjolo. Os demais encontros acontecerão na sede do SISMUFI (Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu), na Rua Tarobá.
Promovido pelo Departamento de Educação Especial, o ciclo de palestras tem como intuito orientar os educadores sobre as intervenções pedagógicas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Crianças diagnosticadas com TEA podem apresentar dificuldade na comunicação e comportamentos repetitivos, o que exige tratamentos individualizados”, explica a diretora de Educação Especial Gisele Siqueira. O termo “espectro autista” é utilizado pelo fato de englobar muitas situações diferentes umas das outras podendo ir de graus mais leves a mais graves.
“As palestras vem de encontro ao mês de conscientização sobre o autismo (Abril) e também devido ao aumento no número de alunos diagnosticados com TEA na educação infantil. Com isso, existe a necessidade de professores, coordenadores e diretores acessarem informações que contemplam todas as características neurobiológicas das crianças”, salienta a coordenadora da educação Especial, Daiany Caputti.
Existem hoje 75 crianças na educação infantil (6 meses a 5 anos) com laudo de TEA. Elas estão matriculadas em um dos 39 CMEIS do município. “Temos um total de 125 crianças com algum tipo de deficiência, transtorno ou síndrome e trabalhamos também com avaliação e encaminhamentos com especialistas para possíveis diagnósticos de outras crianças que ainda não possuem o laudo”, informou Luciane Oliveira, que também coordena o departamento de educação especial do município.
Encontros
As palestras são direcionadas a professores de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e a todos os professores, diretores e coordenadores da educação Infantil. A formação é ministrada pela pedagoga Larissa Pontoli, especialista em neuropedagogia, psicomotricidade e pesquisadora de distúrbios de aprendizagem.
Ciclo de palestras para educação infantil sobre Autismo
Começaram em 08/04 e vão ate 31/05
Público: 715 coordenadores, professores e diretores de CMEIS e escolas
Tema: Intervenções pedagógicas para alunos inclusos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil
Palestrante: Larissa Aparecida Silva Pontoli
Promoção: Departamento de Educação Especial da SMED
Coordenadoras: Daiany Caputti e Luciane Oliveira
AMN