As aulas retornam nesta terça-feira, 02, nas Escolas Municipal Professora Josinete Holler Alves dos Santos e Escola Municipal Duque de Caxias, que estavam interditadas desde segunda-feira passada. A liberação aconteceu após uma nota encaminhada pelo Ministério Público Federal nesta segunda-feira, 01, dizendo que os problemas estruturais não põem alunos e funcionários em risco. A liberação ficou a cargo da Justiça Federal.
Sobre a Escola Municipal Professora Josinete Holler Alves dos Santos, a nota afirma que, após a análise das patologias existentes na estrutura do imóvel, os engenheiros civis Laurindo Renó Costa e Valdir Lavinicki chegaram à conclusão que nenhum dos apontamentos de engenharia são suficientes à conclusão de riscos a pessoas, sendo tecnicamente chamados de problemas construtivos, ou seja, não há risco de desabamento.
Quanto a Escola Municipal Duque de Caxias, os engenheiros afirmam que os riscos são para os moradores que estão irregulares no terreno da escola. Esses moradores já estão sendo retirados pela prefeitura. Segundo a nota, o risco está no muro, que deve ser isolado, no entanto, “a obra exigida não colocará em risco as atividades da unidade escolar” conclui.
Segundo a secretária de Educação, professora Maria Justina, os pais estão sendo informados da decisão via telefone, redes sociais e por meio da imprensa. Ela ressalta que a reposição está sendo avaliada pela secretaria e deverá ser informada aos pais nos próximos dias.
Na nota de liberação para o retorno às aulas, o Justiça Federal faz uma série de exigências ao município, que devem ser cumpridas nos próximos meses, como recuperar, reforçar e reformar as escolas, além de retirar as famílias que estão irregulares e demolir todas as residências.
Confira: