A prefeitura apresentou na manhã desta sexta-feira (29) os 15 ônibus com sistema de ar-condicionado que serão integrados ao transporte coletivo de Foz do Iguaçu. A entrega oficial dos ônibus aconteceu na Praça da Paz, no centro.
O prefeito Chico Brasileiro informou que cada ônibus com o sistema de ar-condicionado custa R$ 70 mil a mais, do que um ônibus convencional, mas que essa diferença não será repassada ao valor da passagem. Os ônibus começarão a circular nos próximos 15 dias, após emplacamento.
Ao todo, são 58 novos ônibus que substituirão os veículos com mais de oito anos de uso, conforme prevê o contrato. O serviço de transporte coletivo conta com 158 ônibus, em 42 linhas pela cidade. O custo da troca da frota foi de R$ 26,7 milhões.
O transporte coletivo de Foz do Iguaçu passa por intervenção desde 25 de janeiro, quando a prefeitura assumiu a administração do sistema. A decisão foi tomada após a Viação Gato Branco, uma das quatro que compõe o Consórcio Sorriso, atrasar o pagamento dos salários e 13° dos funcionários.
Por não cumprir o contrato, a Gato Branco foi excluída do Consórcio. A intervenção tem prazo máximo de 180 dias.
Há dois meses um motorista do transporte coletivo gravou um vídeo falando sobre a dificuldade de trabalhar durante o verão nos ônibus da cidade:
Linhas
Os ônibus com ar-condicionado farão as cinco principais linhas da cidade (três ônibus para cada região): Vila C- Centro, Morumbi – Centro, Três Lagoas – Centro, Porto Meira – Centro e Parque Nacional. “Devido ao sistema de ar condicionado, os ônibus não podem parar a cada 300 metros para abrir as portas, então eles devem parar, em média, a cada um quilômetro para manter a refrigeração”, explicou Maraninchi. Os abrigos por onde os ônibus farão o embarque e desembarque de passageiros serão sinalizados nos próximos dias.