Morreu nesta segunda (25), aos 64 anos, Maria Olivia Samek, esposa do ex-diretor brasileiro de Itaipu Binacional Jorge Samek. Ela lutava desde 2002 contra um câncer de mama que posteriormente transformou-se em uma metástase. Em uma entrevista de 2015, Maria Olivia falou sobre o tratamento da doença. “Com o tempo, aquela pergunta de “por que eu” foi sendo superada. Acompanhei casos de recém-nascidos. A doença não escolhe classe, cor, nível social, idade”. Resultado da experiência pessoal, Maria Olivia colaborou na articulação junto a deputados e senadores pela Lei 11.650/2008 que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil e se dedicou à obtenção de recursos para a compra de equipamentos e materiais que auxiliam na identificação da doença e no seu tratamento.
Em nota, o PT do Paraná, partido ao qual era filiada, também se manifestou dizendo que Maria Olivia “muito contribuiu com a construção do partido e na luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Toda nossa solidariedade ao seu companheiro de vida, Jorge Samek, e a todos os seus familiares, amigos e amigas. Nossos mais sinceros sentimentos”.
O ex-senador Roberto Requião também lamentou via Twitter, “Faleceu minha velha amiga Maria Olivia Samek. Um abraço para o Jorge e para os filhos. Saudade, sempre, minha e de Maristela”.
Assessoria