O secretário de Obras do Município, Ivan Lincon Oeda, foi exonerado nesta quarta-feira, 20. O anúncio foi feito pela prefeitura por meio de nota e publicado no Diário Oficial do Município. Além disso o novo secretário também foi anunciado, o servidor de carreira e arquiteto e urbanista Cesar Furlan assume a partir de amanhã, quinta, 21.
A mudança ocorreu após a secretaria ficar fechada nesta quarta-feira e causar polêmica. Segundo um aviso fixado na entrada, o órgão ficaria fechado até a próxima segunda-feira, 25, para reestruturação interna. Muitos cidadãos reclamaram da medida, entre eles empreiteiros que prestam serviços para o município.
Um dos empreiteiros, Marcelo Colombeli, da empresa Itavel, concedeu entrevista à rádio Cultura e disse que precisava de atendimento por conta de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que deveria assinado com o Ministério Público Federal, e não teve atendimento.
A rádio Cultura procurou o secretário e o prefeito, porém não obteve respostas. Segundo informações apuradas, o prefeito não tinha conhecimento de que a secretaria estaria fechada.
Além da troca de secretários, o prefeito também anunciou a revogação da Secretaria Extraordinária de Acompanhamento de Projetos e Obras da Construção da 2ª Ponte Internacional sobre o Rio Paraná. A secretária extraordinária havia sido criada para gerenciar as obras da segunda ponte, no entanto, perdeu a função após o anúncio de que o estado será o responsável pela obra.
Com o decreto desta quarta-feira, a estrutura foi transformada em diretoria subordinada à Secretaria de Obras e vai trabalhar em projetos contra alagamentos e enchentes.
Confira a nota:
A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através do Prefeito Chico Brasileiro, utilizando suas atribuições legais, torna público que, a partir de 21/03/2019, a revogação dos decretos 26.811/2018 e 27.030/2019 além de comunicar a substituição do titular da Secretaria Municipal de Obras.
O decreto 26.811/2018 revoga a Secretaria Extraordinária de Acompanhamento de Projetos e Obras da Construção da 2ª Ponte Internacional sobre o Rio Paraná. O decreto 27.030/2019 revoga a função de: Realizar estudos de elaboração e execução do Plano de Drenagem Urbana e Obras de Contenção de Enchentes, constando no decreto 26.811/2018.
Ao mesmo tempo publica o decreto 27.083/2019, criando na estrutura organizacional da Prefeitura Municipal a Diretoria Extraordinária de Acompanhamento de Projetos e Planos de Contenção de Enchentes e Suporte Técnico, vinculada a Secretaria Municipal de Obras.
O servidor de carreira e arquiteto e urbanista Cesar Furlan assume a partir desta quinta (21/03), como Secretário Municipal de Obras em substituição a Ivan Lincon Oeda.
O Prefeito Chico Brasileiro enaltece o grande trabalho desenvolvido nesse curto espaço de tempo pela Secretaria Extraordinária de Acompanhamentos de Projetos. Mas em decorrência da transferência, por iniciativa do Governo Federal para o Governo do Estado do Paraná, das funções e atribuições inerentes a coordenação, elaboração e execução das obras da 2º ponte, não existem mais razão de manter na estrutura organizacional essa secretaria. Ao mesmo tempo, reforça que parte de suas atribuições agora passam para a Secretaria Municipal de Obras.
Chico Brasileiro também agradece todo o serviço, comprometimento com a gestão pública e dedicação do arquiteto e urbanista Ivan Lincon Oeda, que esteve à frente da pasta desde setembro de 2018.