Edifícios em mau estado anunciam tragédia, diz bombeiro de Cidade do Leste

Fonte: Diario Vanguardia

A maioria dos edifícios da região central de Cidade do Leste, no Paraguai, continuam funcionando sem habilitação, mesmo após dois incêndios apenas neste ano. As avaliações técnicas e especialistas em prevenção de incêndio destacam que existem duas realidades na cidade, os edifícios novos que se adequam as normas municipais e os edifícios velhos, que tentam se adequar, mas não conseguem devido a estrutura antiga.

Comandante Wilber Espínola, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Cidade do Leste, lembrou que a galeria Jebai Center é um dos edifícios mais antigos da cidade e continua sendo um perigo. “A parte elétrica está deteriorada, o sistema de prevenção até hoje não foi totalmente aprovado. São questões básicas que devem melhorar”, disse, lembrando que a galeria Hijazi também está nas mesmas condições. “Os donos tratam de se adequar, mas não conseguem”.

Espínola ressalta que a responsabilidade de fiscalizar para que os edifícios estejam em boas condições é exclusivamente da prefeitura. “Nós, como bombeiros, aprovamos o plano de incêndio, mas eles é que devem autorizar o funcionamento. Ainda não tivemos incêndios de grande proporção, apenas aviso até o momento”, disse.

Em janeiro deste ano, um curto-circuito incendiou um dos andares Hijazi. Para apagar as chamas foi preciso o apoio de equipes de bombeiros de três cidades da região de Cidade do Leste. Pouco tempo depois, em fevereiro, outros dois casos foram registrados na cidade, um incêndio e um princípio. Os dois no Jebai Center.

Sair da versão mobile