Uma série de homenagens à professora e sindicalista Nídia Benitez marcaram, na noite de quinta-feira (14), a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que leva o nome da educadora. Localizado na Vila Solidária, no bairro Cidade Nova, o novo CMEI atenderá 204 crianças de até cinco anos em período integral e parcial. As aulas começam na próxima terça-feira (19).
Além do prefeito Chico Brasileiro, secretários e vereadores, amigos e familiares da professora Nídia também participaram da cerimônia e relataram, durante os depoimentos, quem era e como era a mulher que atuou por 29 anos no serviço público do município. “Nídia foi uma daquelas pessoas imprescindíveis, uma mulher que nunca se entregou, mulher de caráter” disse o prefeito Chico Brasileiro. “Um dia, quando ainda era presidente do SISMUFI, ela me disse que preferia perder uma luta por estar certa, do que ganhar estando do lado errado”, contou.
O vice-prefeito Nilton Bobato disse que a homenagem à educadora é muito mais do que justa, já que ela atuou de forma incansável em defesa dos direitos dos trabalhadores e da educação. “Nídia foi uma guerreira por dias melhores, e é com esse mesmo amor, com essa mesma emoção, que todos nós trabalhamos e todos os profissionais desse CMEI vão trabalhar”.
Bobato também lembrou dos períodos difíceis em que a cidade viveu, e reforçou o compromisso de manter a educação infantil como prioridade. “Somos hoje o que a Nídia sempre sonhou. Oferecemos um futuro melhor para nossos pequenos, uma educação de qualidade, em uma estrutura moderna e acolhedora. Esse continuará sendo nosso compromisso”.
O pai da professora, Ivan Antônio Benitez, e as filhas dela, Ana Claudia e Ana Carolina Benitez se emocionaram muito durante a cerimônia e disseram que a homenagem traz um aconchego para o coração da família. “É muito importante esse reconhecimento depois de tanta luta, tanta dedicação que ela teve em quase 30 anos como professora. Essa homenagem vem para aliviar a nossa dor e mostrar que tudo o que ela passou valeu a pena”, afirmou Ana Claudia.
Nídia descobriu um câncer de mama em 2008, mas continuou lecionando na Escola Municipal Jorge Amado, onde atuou por cerca de 15 anos. A professora faleceu em 18 de julho de 2016, aos 49 anos de idade.
Antes do início da cerimônia, a fanfarra da Escola Jorge Amado se apresentou para o público. Professora e colega de trabalho, Ana Paula Torres fez um discurso em homenagem à amiga e parabenizou o município pela homenagem.
Estrutura
O novo CMEI atenderá 204 crianças em período integral (0 a 3 anos) e parcial (4 a 5 anos) em uma estrutura ampla e moderna. São mais de 1.500 metros quadrados de área construída, 10 salas de aula, brinquedoteca, cozinha, refeitório, lactário, lavanderia, sala dos professores, coordenação pedagógica, direção, recepção, secretaria, saguão e amplo espaço de lazer.
Atuarão na unidade 30 servidores, entre diretores, professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, agentes de apoio, coordenadores, além de estagiários. O investimento foi de R$ 2.392.547,15, recursos do Governo Federal e contrapartida do município.