Em sessão desta terça-feira (12), a Junta Municipal de Cidade do Leste elegeu a vereadora Perla Rodríguez de Cabral (Partido Colorado) como prefeita interina. A eleição interna elegeu a colorada com nove votos a favor, dois contra e uma abstenção.
Perla foi indicada pela colega de partido Lilian González de Aguinagalde, do bloco de apoio da família Zacarias. A eleição e juramento como prefeito aconteceu no escuro por falta de energia elétrica no prédio.
Perla de Cabral será a chefe municipal pelos próximos três meses, até a realização de uma nova eleição municipal. A decisão para que os vereadores escolhessem um novo prefeito interino foi uma determinação da Câmara dos Deputados, que não aceitaram a eleição do vereador Celso “Kelembu” Miranda, eleito no dia 2 de fevereiro em uma eleição que não respeitou o regimento interno da Junta Municipal.
Logo após o juramento, Perla disse que buscará a paz. “Fiquem tranquilos que vou trabalhar com todos os colegas para trazer paz a cidade. Os estenhos terão transparência durante estes três meses de gestão”, afirmou. Perla é esposa do ex-deputado Elio Cabral.
O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai anunciou eleições em Cidade do Leste para o dia 5 de março. A decisão foi tomada após a cassação do mandato de Sandra Zacarias McLeod, pela Câmara dos Deputados na última quinta-feira.