O vereador Celso Miranda (Kelembu) foi eleito no último sábado (2) presidente da Junta Municipal de Cidade do Leste, tornando-se o novo prefeito interino da cidade. Na mesma votação os legisladores aceitaram a renúncia da prefeita afastada Sandra Zacarias McLeod.
Vereadores de oposição não aceitaram a eleição de Kelembu, alegando que não foi cumprido o prazo de 12 horas para a realização da sessão extraordinária. A oposição denunciou o atual prefeito interino por usurpação de poder.
O caso foi para na Justiça Eleitoral, que deveria decidir quem assumiria a prefeitura interinamente até a realização de novas eleições. Porém, na terça-feira o juiz Mario Aguayo, de Cidade do Leste, se declarou incompetente para julgar a ação que pede a anulação da renúncia de Sandra Zacarias e a designação de Kelembu como prefeito.
Empresário do ramo de informática, Celso Miranda Kelembu é uma das figuras mais conhecidas da fronteira paraguaia, pelo estilo chamativo, com roupas coloridas e discurso popular. Já foi candidato a prefeito e governador de Alto Paraná.
Nesta semana, ao assumir a prefeitura, disse que já possui uma lista de projetos que pretende implementar na cidade. Na segunda-feira (4), causou polêmica durante sua primeira coletiva de imprensa anunciado que pretende aumentar a visitação turística da cidade, regularizando prostíbulos.
“Que os turistas de Foz possam vir e tenham opções a noite, com segurança. (…). Sou a favor de regularizar os prostíbulos, que hoje funcionam com nome de spa, massagem, karaoke, assim como é em Assunção onde podem trabalhar legalmente”, disse.