Muitos consumidores de Foz do Iguaçu levaram um susto ao receber a conta de energia elétrica neste primeiro mês de 2019. Alguns moradores chegaram a reclamar que o valor dobrou. Esse aumento na conta de luz gerou uma comoção na cidade, onde moradores usaram as redes sociais para reclamar e pedir uma explicação da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
O gerente regional da Copel, Júlio César Ramires, explicou que Foz do Iguaçu tem um consumo médio de energia elétrica acima das demais cidades do estado. Segundo ele, os fatores que levam a cidade ao topo do consumo são vários, mas principalmente o calor excessivo e a situação de fronteira com o Paraguai, que facilita a compra de aparelhos de ar condicionado, fazendo com que mais residências tenham o aparelho.
Em média, o consume médio de Foz do Iguaçu é de 280kw/h mês, enquanto Cascavel, por exemplo, gasta uma média de 170 kw/h mês.
Para ter uma ideia, um aparelho de ar condicionado ligado oito horas por dia, gasta até 350 kw/h mês, o que pode aumentar a conta em R$ 250.
A Abradee – Associação Brasileira Distribuição De Energia Elétrica – vendo o movimento de consumidores que reclamam do aumento de gasto de energia em todo o país, deve iniciar uma campanha nacional informando e conscientizando para o uso racional de energia.
Ramires orienta os consumidores e prestar atenção em alguyns detalhes dentro de casa, que pode ajudar na economizar, como não deixar várias luminárias acesas, verificar se a borrachinha da geladeira não está gasta e fazer manutenção na fiação, evitando que fios desencapados joguem energia fora. Outras medidas como deixar a acumular a roupa para lavar e passar de uma só vez também ajudam na economia.