As aeronaves do projeto Vant – Veículos Aéreos Não Tripulados – comandado pela Polícia Federal e com base na cidade de São Miguel do Iguaçu, cerca de 40 quilômetros de Foz do Iguaçu, serão entregues a Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves não tripuladas estão paradas a três anos.
O Vant iniciou operações em novembro de 2011, monitorando a fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, principalmente nos limites fronteiriços pelo Lago de Itaipu e Rio Paraná.
Na época, a Polícia Federal Brasileira foi a primeira força policial do mundo a utilizar esse tipo de aeronave, originalmente desenhada para operações militares.
A decisão em passar as aeronaves para a FAB foi tomada pelo ex-presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União no dia 8 de janeiro. As aeronaves foram compradas de Israel por R$ 145 milhões, com recursos da PF. Com a mudança, a FAB deverá decidir novos pontos de monitoramento.
Agentes da Polícia Federal são contrários ao repasse dos Vants a FAB e articulam uma negociação com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para os equipamentos continuem com a corporação.
Em nota enviada nesta quinta-feira (17), a FAB informou que a cessão de uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) – os Vants – da Polícia Federal para a FAB, tem por objetivo a otimização de recursos, especialmente envolvendo aspectos logísticos de manutenção. A AFB informou ainda, que a celebração do termo foi um pedido da própria Polícia Federal. A nota diz ainda que o acordo prevê que a operação dos equipamentos será conjunta.