O grande número de brasileiros que estudam em universidades de Cidade do Leste (PY) e cidades próximas, fez com que o número de vans escolares aumentasse consideravelmente nos último anos. Atualmente, 40 vans paraguaias fazem o translado de estudantes entre Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia.
Para regular o serviço, o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) decidiu limitar o número do transporte escolar internacional, para 30 veículos com placas paraguaia. De acordo com o superintendente do Foztrans, Fernando Maraninche, existe uma concorrência desleal com os empresários brasileiros, que pagam mais caro pelos veículos e mais taxas, como o IPVA. “Não será preciso pagar para oferecer o serviço. A exigência é o registro e a vistoria do Foztrans”. Uma das exigências é que essas vans não tenham mais portas no lado esquerdo.
Com dez veículos a menos, os proprietários de vans do Paraguai alertam que uma parte dos estudantes que hoje utilizam o serviço, ficarão sem transporte caso nenhuma empresa brasileira se interesse. Até agora pouco mais de dez vans de Foz do Iguaçu demostraram interesse em realizar o serviço. Caso não haja veículos brasileiros suficientes, o Foztrans poderá reavaliar o número de vans estrangeiras.
Hoje uma lei municipal proíbe que placas de fora prestem esse tipo de serviço na cidade. Com o convênio, assinado em 2018, esses 30 veículos terão permissão para o trabalho.