A Associação de Advogados do Alto Paraná denunciou ao Ministério Público do Paraguai, nesta quinta-feira (27), diretores e ex-diretores da Polícia Municipal de Trânsito de Cidade do Leste. Os agentes públicos são suspeitos de associação criminosa, suborno passivo agravado e coação grave.
A denúncia acontecem após o segundo ano seguido da divulgação de imagens e reportagens contanto o esquema de cobrança de propina à motoristas que são obrigados a esperar horas na fila para deixar o Paraguai, pela Ponte Internacional da Amizade. Os que aceitam pagar são liberados da fila.
A denúncia relata que há mais de cinco anos foi instalado na cidade uma associação criminosa para delinquir, extorquir, coagir e cobrar propina, envolvendo agentes de trânsito que utilizam terceiros para cobrar e negociar.
La denuncia sostiene que hace más de cinco años se ha instalado una asociación criminal para delinquir, extorsionar, coaccionar y coimear que involucra a agentes de tránsito, quienes a su vez utilizan a terceros para el cobro y la negociación.