Faltando 13 dias para encerrar o ano de 2018, o turismo de Foz do Iguaçu comemora o melhor movimento de todos os tempos. Uma família de Ipatinga, em Minas Gerais, foi a protagonista da quebra de recorde de visitação no Parque Nacional do Iguaçu (PNI), onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu. A marca de 1.788.922 visitantes do ano passado foi superada por Miriam Borguignon (1.788.923), na manhã de hoje, 18.
Ela, o marido Glaucio, e as filhas Raquel e Maria Nicole, foram recebidos com festa por funcionários, moradores, turistas, autoridades do turismo, representantes da concessionária Cataratas S/A e do ICMBio, no Centro de Visitantes. A família recebeu brindes e ganhou todos os passeios dentro da unidade de conservação.
O casal já veio nas Cataratas do Iguaçu. A última visita foi há 16 anos. Decidiram voltar para trazer as filhas, que ainda não conhecem uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza. A família permanecerá em Foz do Iguaçu durante 10 dias.
“ A primeira vez nas Cataratas foi inesquecível. Queríamos muito trazer nossas filhas para conhecerem esse paraíso. Quando decidimos que passaríamos as férias em Foz do Iguaçu, não precisamos nem convencê-las, pois queriam muito vir nas Cataratas e visitar os outros atrativos da cidade”, disse a mãe.
A família Borguignon faz parte dos 946.258 brasileiros que passaram pela unidade de conservação neste ano, de acordo com o ranking de visitação contabilizado pelo ICMBio. Argentinos, paraguaios, franceses, norte-americanos, alemães, espanhóis, ingleses, chineses e peruanos completam a lista das nacionalidades que mais visitam o PNI.
Preservação e desenvolvimento
“ Esse recorde representa a combinação entre a preservação e o desenvolvimento. Quanto mais visitante nos temos, mais movimenta a economia da região, e quanto mais visitantes recebemos, mais pessoas tem contato com a natureza compreendendo a necessidade de conservação”, disse o sub-chefe do Parque, Fernando Sivelli.
Tendência
O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, acredita que o Parque Nacional deve atingir a marca de 1,9 milhões de visitantes até o final do ano. Para Piolla, o destino está em alta na preferência de viajantes brasileiros e de outros países.
“O turismo de natureza está em alta na preferência do público brasileiro e de estrangeiros. O Parque Nacional do Iguaçu é a maior expressão do turismo em Foz do Iguaçu. O Parque é o carro chefe da nossa economia e o maior símbolo do nosso destino”, afirma Piolla.
Reconhecimento
De acordo com o gerente da Cataratas S/A, Adelio Demeterko, a superação da marca tem um significado especial para o turismo local. “O crescimento no volume de visitação é o reconhecimento do esforço e da dedicação das instituições públicas e privadas do setor, com apoio dos profissionais que atuam na área de preservação ambiental. O recorde mostra que é possível aliar conservação do meio ambiente e desenvolvimento turístico”, observa Demeterko.
Fonte: Itaipu Binacional