No último sábado (8), os alunos da terceira turma do Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Foz do Iguaçu, realizaram a apresentação dos resultados dos seus projetos de intervenção no Ecomuseu da Itaipu, em Foz do Iguaçu.
Essa atividade foi uma das entregas obrigatórias da disciplina Seminários de Pesquisas Interdisciplinares que visou nortear o planejamento inicial das dissertações dos alunos. Foram apresentados os resultados de 14 atividades de intervenção, desenvolvidas em um período de 4 meses em diferentes organizações da região, sediadas em 4 municípios: Foz do Iguaçu, Toledo, Medianeira e Cascavel.
“A socialização pública das atividades de intervenção permite que a comunidade possa ter uma ideia dos projetos propostos e da aplicação realizada nessas instituições”, afirmou o coordenador do programa e professor da disciplina, Eduardo Dechechi.
Para a professora do programa de mestrado, Renata Camacho, as atividades de intervenção são consideradas diferenciais no mestrado de modalidade profissional. “O mestrado profissional permite essa troca com as instituições, onde podemos intervir numa realidade e pode fazer dessa realidade um cenário melhor”, destacou.
Já para a mestranda Iêda Brasil, o programa favorece uma maior relação com diferentes instituições: “Precisamos transpor cada vez mais as ações da academia para integrar com poder público, as empresas e a sociedade civil, agregando mais valor para a comunidade do nosso entorno”, reforçou.
O aprofundamento das ações da intervenção também irá auxiliar os alunos do programa a direcionar o objetivo e o desenvolvimento das suas pesquisas de dissertação. As bancas de defesas dos trabalhos dos mestrandos da terceira turma estão previstas para acontecer no fim de 2019.
As instituições que receberam os projetos de intervenção neste ano foram: Instituto Federal do Paraná (IFPR), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Cooperativa Sicredi (Medianeira), Macuco Safari, Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), Future Reciclagem Inteligente, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Bubble Mix e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Assessoria