O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Luis Castiglioni, informou durante coletiva de imprensa na quarta-feira (5), em Assunção, que os presidentes Mario Abdo Benitez (PY) e Michel Temer (BR), devem se encontrar até o final deste ano para anunciar a construção de duas pontes ligando o Brasil ao Paraguai.
De acordo com o chanceler, o encontro entre os dois chefes de estado deve acontecer na usina hidrelétrica de Itaipu, entre as cidades de Foz do Iguaçu e Hernandárias.
Uma das pontes, já licitada, será construída entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, sendo a segunda ponte entre os dois países pelo Rio Paraná. A outra obra está prevista entre a cidade paraguaia de Carmelo Peralta e a brasileira, Puerto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. Cada obra está orçada em cerca de U$ 75 milhões e receberão recursos da Itaipu. O valor não inclui as obras complementares de acesso a ponte.
Castiglioni informou também, que existe a possibilidade de um encontro entre o presidente Mario Abdo e o presidente eleito Jair Bolsonaro, mas ainda não há uma data prevista. O embaixador do Brasil no Paraguai, Carlos Alberto Simas Magalhães, descartou que esse encontro aconteça nos próximos dias.