O Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático (Rescue Day 2018) começou na quinta-feira (22), em Foz do Iguaçu. Mais de 400 atletas de diversos estados brasileiros que atuam como guarda-vidas passarão por exercícios de resgate de vítima na água, prova de revezamento, aquathlon e individual. A competição faz parte do XVIII Seminário Nacional de Bombeiros – Senabom 2018, promovido pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.
Os participantes foram recepcionados nesta quarta-feira (21) pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Edemilson de Barros, acompanhado por outros comandantes-gerais do país, pelo Presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles. Os guarda-vidas foram recebidos durante conferência com a coordenação da competição da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e o Corpo de Bombeiros paranaense.
“O objetivo da Sobrasa e do Corpo de Bombeiros é reduzir os índices de mortes por afogamento no Estado e, neste evento, queremos que todos aproveitem o momento de integração e de competição para treinar habilidades e técnicas de prevenção ao afogamento”, disse o coronel Edemilson.
O coronel Telles, da Bahia, destacou a grande adesão de bombeiros militares interessados em aperfeiçoar suas técnicas para prevenir afogamentos. “Apesar de sermos conhecidos como homens e mulheres do fogo, na prática, a atividade dos bombeiros em acidentes em meio líquido são mais numerosas. Por isso, esse trabalho precisa ser muito bem realizado pelos Corpos de Bombeiros para que vidas sejam salvas”, disse.
Os bombeiros participarão de competições para estimular o aperfeiçoamento. A prova acontece na quinta e na sexta-feira (22 e 23) no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti e no Iate Clube Lago de Itaipu.
AEN