Médicos especialistas em tratamento e cirurgia de câncer estarão no Gramadão da Vila A, no próximo domingo (25), para conversar com a comunidade e tirar dúvidas comuns a respeito da doença. O atendimento será das 9h às 16h. A iniciativa é do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde, com apoio logístico do Exército Brasileiro. “Vamos esclarecer como prevenir e identificar o câncer”, disse a cirurgiã oncológica do HMCC, Isadora Lippmann, uma das profissionais envolvidas no evento.
Além do bate-papo com os médicos e médicas, serão distribuídos materiais informativos sobre a patologia e oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC). O evento terá ainda orientações sobre alimentação saudável, vacinação contra o vírus HPV, prática de atividades físicas e uma área com brinquedos para as crianças.
A ação é parte das iniciativas do Dia Nacional de Combate ao Câncer, lembrado em 27 de novembro. No Brasil, as atividades têm apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Neste mês, também é promovida a campanha Novembro Azul, de reforço aos cuidados com a saúde do homem e o combate ao câncer de próstata.
Prevenção
Segundo dados da SBCO, o câncer é a segunda causa de morte dos brasileiros. No Brasil, a estimativa para 2025 aponta para a ocorrência de aproximadamente 576 mil novos casos da doença, incluindo o câncer de pele não melanoma. Os números demonstram a dimensão do problema no País.
De acordo com o levantamento, em sete anos o câncer de pele do tipo não melanoma será o mais incidente na população brasileira, com previsão de 182 mil casos novos, seguido pelos tumores de próstata (69 mil casos), câncer de mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil).
Itaipu Binacional