O Exército Brasileiro inicia nesta segunda-feira (19) a participação na na segunda fase da Operação Muralha, no pedágio da BR 277, em São Miguel do Iguaçu. A atuação das Forças Armadas acontece em apoio a Receita Federal, que coordena a operação, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Marinha, IBAMA, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Polícia Militar e Polícia Civil.
O General Roberth Alexandre Eickhoff, Comandante da 15° Brigada de Infantaria Mecanizada, vem nesta tarde até a barreira de fiscalização onde dará as primeiras informações sobre a tuação dos militares durante o trabalho de combate ao crime na fronteira.
No sábado (17), a operação divulgou que desde o dia 30 de outubro, quando foi iniciada, foram apreendidos R$ 3 milhões em mercadorias contrabandeadas.
A ação está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e tem por finalidade o fortalecimento do controle e da fiscalização, visando prevenir e combater os crimes de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas, de munições, de medicamentos, além de outros crimes praticados, com especial enfoque nos produtos que ingressam no Brasil vindos do Paraguai.