A Justiça do Paraguai extraditou Mahmoud Alí Barakat, de 40 anos, para os Estados Unidos, nesta sexta-feira (16). De origem libanesa, Barakat foi preso em Assunção em junho deste ano, após uma operação da Polícia Nacional do Paraguai e Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). Duas casas em um condomínio de luxo de Cidade do Leste tiveram ordem de busca e apreensão.
Nos EUA, Barakat será julgado pelas acusações de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas. O pedido de extradição foi feito pela Justiça dos Estados Unidos, através do Tribunal do Distrito de Nova Iorque.
Barakat é acusado junto com Nader Mohamad Farhat, detido em 17 de maio deste ano, em uma operação que cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em uma casa de câmbio de Cidade do Leste, em nome da taiwanesa Wu Pei Yu, esposa de Farhat. A casa de câmbio é suspeita de realizar a lavagem de dinheiro.
O fiscal do Ministério Público do Paraguai, Marcelo Pecci, informou que durante a operação foram encontrados 1.338.000 de dólares na casa de câmbio, que seriam resultado da lavagem de dinheiro.