Com a construção dos novos pavilhões da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, o prédio deverá atender mais 501 detentos em regime fechado, ampliando a capacidade total da unidade penal para 985 presos.
Na última sexta-feira, o terreno onde as novas alas serão construídas foi vistoriado pela governadora Cida Borghetti. O valor do investimento, custeado com recursos estaduais e federais, é de R$ 12 milhões. O prazo de conclusão é dezembro de 2019.
“Garantimos recursos em Brasília para a construção de novas penitenciárias no Paraná e, em caráter emergencial, autorizamos o processo licitatório para seis novas casas de custódia”, explicou a governadora. “A proposta é desafogar as cadeias públicas, que não são adequadas para receber os presos”, disse.
A ampliação faz parte de um pacote de 14 obras previstas para o sistema prisional e que vão gerar cerca de 7 mil vagas. O investimento total é de cerca de R$ 155 milhões. Além de Foz do Iguaçu, estão em andamento as obras de construção do Centro de Integração Social de Piraquara (216 vagas), da Cadeia Pública de Campo Mourão (382 vagas) e a ampliação da Penitenciária Estadual de Piraquara II (501 vagas). As demais obras devem ser licitadas até o fim de novembro.
AEN