A lombada instalada à poucos metros do Viaduto da Avenida Paraná, na direção centro/Vila A, na sexta-feira (9), precisou ser refeita na manhã deste sábado. O motivo, segundo o próprio Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), foi que a lombada ficou mais alta que o normal que é de 10 centímetros, ficando com 11,5 centímetros.
Para resolver o erro, uma máquina precisou fazer uma raspagem na obra que foi diminuída em 1,5 centímetro. A diferença aparentemente pequena foi sentida por motoristas com carros mais baixos. Da noite de ontem até esta manhã, dois acidentes foram registrados no local por motoristas que foram pegos de surpresa com a nova lombada. os motoristas reclamaram da falta de sinalização informando sobre o novo redutor.
Durante a construção da lombada entre o meio dia e às 14h de sexta-feira, o trânsito no trecho da Avenida Paraná após o viaduto e até a esquina do Instituto Federal do Paraná (IFPR) precisou ser interrompido.
O Foztrans informou que a construção da lombada foi necessária porque o contrato com a empresa que faz a instalação de sinalizadores eletrônicos venceu e uma nova licitação está em andamento. Após a nova contratação, a lombada deverá ser retirada para dar lugar a sinalização eletrônica, o que deve acontecer no início do próximo ano.