As lojas francas são realidade em Foz do Iguaçu e prometem fomentar o comércio e o turismo na fronteira. Empresários e investidores já podem iniciar o procedimento de abertura desse novo modelo de negócios, que permite a comercialização de produtos nacionais e importados com isenção de impostos para compras individuais de até US$ 300 por mês.
Um workshop realizado nessa terça-feira, 6, esclareceu dúvidas sobre a legislação, benefícios e obrigações das lojas francas. Promovido pela De Paula Contadores Associados, em parceria com a Exacta Despachos Aduaneiros e a Questor Sistemas Inteligentes, o evento lotou o auditório com empresários das Três Fronteiras e de outras cidades da região, de vários segmentos econômicos.
A legislação e as regras para o funcionamento das lojas francas estão consolidadas, o sistema informatizado da Receita Federal do Brasil está definido, e uma comissão da unidade alfandegária no município já foi constituída para analisar os pedidos de abertura das lojas. A prefeitura está pronta para emitir os alvarás e atender a esse novo nicho comercial.
“Demonstramos aos empresários que estamos preparados para orientá-los e assessorá-los para que eles tenham a sua loja franca legalizada no menor tempo”, frisou Elizangela de Paula Kuhn, diretora-executiva da De Paula. “Além de nossa experiência, temos parceiros que são referência nas áreas de comércio exterior, logística, jurídica e sistemas de tecnologia”, apontou.
De acordo com Elizangela, grupos de centros econômicos brasileiros já demonstraram interesse nas lojas francas. “Esse novo negócio irá estimular o desenvolvimento nas Três Fronteiras e foi uma conquista de nossa cidade. Queremos que os empresários de Foz e da região abracem a oportunidade e sejam pioneiros em lojas francas”, enfatizou.
Plano de negócios
Na abertura do workshop, Antonio Derseu de Paula, CEO da De Paula, agradeceu os empresários participantes e disse que o planejamento e a análise tributária são indispensáveis. “Podemos auxiliar empresários e investidores na elaboração de um plano de negócios e detalhar os benefícios fiscais para cada produto a ser comercializado nas lojas francas”, ressaltou.
Derseu afirmou ainda que muitos empresários não puderam participar do evento sobre as lojas francas pelas limitações de espaço do auditório. “A De Paula irá realizar em breve mais um seminário sobre o tema em Foz do Iguaçu, bem como em Ciudad del Este, no Paraguai, a convite da Câmara de Comércio da cidade vizinha”, informou.
Parceria qualificada em todas as áreas
As lojas francas necessitam de um sistema informatizado para se comunicar com o software da Receita Federal e fazer a gestão empresarial. Sediada em Santa Catarina, com 60 unidades distribuídas em 21 estados brasileiros, a Questor Sistemas Inteligentes integra a parceria com a De Paula e oferece todas as soluções e demandas em tecnologia.
“Oferecemos um leque diversificado de soluções, e a tecnologia sempre vem para facilitar”, apontou João Carlos Pellegrini, CEO da Questor. “Para as lojas francas teremos um produto a mais para o empresário gerir esse novo modelo de negócios, com ferramentas para auxiliar na gestão de estoques, na tomada de decisões e outras necessidades”, informou.
Com quase quatro décadas de atuação em comércio exterior e logística, a Exacta Despachos Aduaneiros também é parceira no assessoramento a empresários interessados em investir nas lojas francas. Um estudo de viabilidade e logística, por exemplo, permite que uma mercadoria chegue às lojas com menor preço e mais rapidez.
“A logística será um fator determinante para a loja franca ter ou não sucesso”, apontou Mario Camargo, sócio da Exacta. “Estamos prontos para assessorar as empresas para que os produtos cheguem antes a elas do que aos concorrentes. Podemos mostrar o caminho melhor, mais curto, mais barato e com tempo reduzido”, completou.
Troca de experiências
Superintendente do Cataratas JL Shopping, Lindenor Cavalheiro participou do workshop promovido pela De Paula. Para ele, o diálogo em um grupo de empresário permite a troca de experiências sobre casos concretos. “Foi um evento importante e muito esclarecedor sobre as lojas francas, neste momento que a cidade de Foz do Iguaçu vive uma transformação”, frisou.
Para a importadora Valéria Costa, da Decorvision, empresa de Foz do Iguaçu que vende produtos para todo o Brasil, o encontro sobre as lojas francas permitiu observar outras possibilidades. “As lojas francas são uma atividade nova na região, por isso é importante essa interação. O evento me trouxe novas ideias e oportunidades de negócios”, enfatizou.
Para Wisam Osman, proprietário da loja Macedônia, em Ciudad del Este, o workshop contribuiu para esclarecer dúvidas sobre a operacionalização, a legislação e o software das lojas francas. “Além disso, foi importante juntar os empresários de segmentos e interesses diversos para a soma de experiências”, salientou.