O candidato Eduardo Leite (PSDB) venceu a disputa para o governo do Rio Grande do Sul, com 53,62% dos votos válidos. O atual governador José Ivo Sartori (MDB) ficou com 46,38% dos votos.
Com 100% das urnas apuradas, os votos brancos somaram 4,41% e os nulos, 9,48%. A abstenção no estado ficou em 18,87%.
Com 33 anos de idade, Eduardo Leite é o governador mais jovem eleito neste pleito de 2018.
O futuro governador obteve 35,9% dos votos no primeiro turno. Com discurso de renovação na política, foi eleito em 2012 o mais jovem prefeito de Pelotas, onde também exerceu mandato de vereador. Nas eleições municipais de 2016, decidiu não concorrer à reeleição e lançou a candidatura de sua vice.
Ao concluir o mandato de prefeito, foi para o exterior estudar, mas voltou ao país para assumir a presidência estadual do PSDB, quando passou a percorrer o estado e fazer reuniões. Eduardo Leite tem 33 anos e é formado em Direito.
Santa Catarina
O candidato Comandante Moisés (PSL) venceu a disputa para o governo de Santa Catarina, com 71,09% dos votos válidos. O atual deputado Gelson Merísio (PSD) ficou com 28,91% dos votos.
Com 100% das urnas apuradas. Os votos brancos somaram 3,6% e os nulos, 8,13%. A abstenção no estado ficou em 16,87%.
O futuro governador catarinense obteve 29,72% dos votos no primeiro turno. Correligionário do candidato à Presidência Jair Bolsonaro, Comandante Moisés se filiou ao PSL no início do ano e disputa sua primeira eleição. Ele é coronel da reserva e tem mais de 30 anos de atuação no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, em Florianópolis, Criciúma e Tubarão.
Foi comandante de organizações dos bombeiros e ouvidor-adjunto da corporação, além de coordenador da Defesa Civil no estado. Mestre em Direito pela Universidade do Sul, foi professor de direito administrativo e constitucional.